atividades

Projeto Memórias Curitibanas promove o resgate do associativismo negro dos séc. XIX e XX

Na terça-feira, 13 de maio de 2025, às 19h, foi realizada a abertura da exposição histórica ‘Memórias Curitibanas: os Moreira de Freitas e a fundação da Sociedade 13 de maio’. A data do evento foi escolhida em homenagem ao próprio clube, fundado em celebração à promulgação da Lei Áurea, em 1888, e que tradicionalmente comemorava a data com festividades abertas ao público.
Além da abertura da exposição, o evento contou com uma apresentação do Coral Negro de Curitiba e uma roda de conversa com os pesquisadores Fernanda Lucas Santiago e Nei Luiz Moreira de Freitas. Já no dia 15 de maio, o projeto promoveu outra roda de conversa relacionada à exposição, desta vez com Noemi Santos da Silva e Nei Luiz Moreira de Freitas. Todos os eventos foram gratuitos e abertos ao público.
A Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, localizada no centro histórico de Curitiba, é o terceiro clube negro mais antigo do Brasil. Criada por negros libertos, poucos dias após a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, a Sociedade 13 de Maio teve um papel especialmente político no início de sua trajetória, servindo como ponto de referência e apoio para os recém-libertos.
Entre os fundadores da 13 de Maio esteve o mestre de obras Vicente Moreira de Freitas. A exposição trouxe luz, também, para a trajetória dele, que nasceu na condição de escravizado, foi alforriado aos 27 anos e tornou-se, então, um ativista em prol da emancipação social, política e intelectual da comunidade negra de Curitiba. Por muito tempo, a história de Vicente permaneceu um mistério até mesmo para sua família, devido à falta de documentação.
O historiador e advogado Nei Luiz Moreira de Freitas, bisneto de Vicente, foi o coordenador do projeto. Para ele, a iniciativa explorou a memória como uma ferramenta de resistência, pertencimento e identidade. Além da exposição e dos eventos mencionados acima, o projeto disponibilizou a pesquisa desenvolvida gratuitamente neste site.
O projeto ‘Memórias Curitibanas: os Moreira de Freitas e a Sociedade 13 de Maio’ foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal.


SERVIÇO
O que: Exposição ‘Memórias Curitibanas: os Moreira de Freitas e a fundação da Sociedade 13 de Maio’
Quando: De segunda a domingo, das 8h às 0h, conforme o horário de funcionamento da Sociedade 13 de Maio
Onde: Rua Clotário Portugal, 274, Curitiba

Exposição Memorias Curitibanas

Contato

© 2025 Memorias Curitibanas, todos os direitos reservados. 

PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL

Izoom Performance e Inovação